All that is not eternal is eternally out of date. Where except in the present can the eternal be met? - - CS Lewis
Saturday, May 17, 2014
Monday, April 21, 2014
Tuesday, April 15, 2014
Introduction to Electrical Engineering at UNIFEI
ELE 101
Introduction to Electrical Engineering
Blogs / Webpages
Introduction to Electrical Engineering
Blogs / Webpages
Group 1 - Micro Grids
Blog
www.g1microgrid.blogspot.com.br
www.g1microgrid.blogspot.com.br
Group 2 - Wind Power
Blog / Page
http://projetoeolicoitajuba.blogspot.com.br/
Group 3 - Bio Medical Applications
http://projetoeolicoitajuba.blogspot.com.br/
Group 3 - Bio Medical Applications
Blog / Page
http://eelgrupo3.wix.com/grupo-3
http://eelgrupo3.wix.com/grupo-3
Group 4 - Graphene
https://sites.google.com/site/autoresidencia/home
5 - Smart Grids
6 - Photovoltaics
7 - Wireless Transmission of Energy
9 - Nuclear Fusion
Sunday, April 6, 2014
Family Time
"It is not settled happiness but momentary joy that glorifies the past"
csl
In my experience it is Affection that creates this taste, teaching us first to notice, then to endure, then to smile at, then to enjoy, and finally to appreciate, the people who "happen to be there". Made for us? Thank God, no. They are themselves, odder than you could have believed and worth far more than we guessed.
CSL
Wednesday, April 2, 2014
Sunday, March 16, 2014
80 Anos da Primeira Igreja Presbiteriana de Itajubá - Mensagem do Pr. Dr. Frans L. Schalkwijk
Videos e Imagens
Mensagem 9/3/2014 AD
Parte 1
Parte 2 - Continuação
Mensagem dia 8/3/2014 AD
Parte 1
Parte 2
Parte 3
Mensagem dia 8/3/2014 AD
Parte 1
Tuesday, February 18, 2014
ABU Meeting
Images
Testimunho e Introdução a Filosofia Cosmonomica
Rev. Dr. Frans L. Schalkwijk
e Jantar Fantástico
Testimunho e Introdução a Filosofia Cosmonomica
Rev. Dr. Frans L. Schalkwijk
e Jantar Fantástico
"Versículos Obadias"
Pessoal Gal 2.20
Profissional Sal 69.6
Acadêmico 2Cor 10.5 ("anulando sofismas...").
Pessoal Gal 2.20
Profissional Sal 69.6
Acadêmico 2Cor 10.5 ("anulando sofismas...").
FILOSOFIA COSMONÔMICA
a) Filosofia da cosmo-nomia. O fundador desta filosofia foi um professor reformado da Universidade Livre de Amsterdam, Herman Dooyeweerd (A New Critique of Theoretical Thought, 1935). O princípio do seu pensamento é que tudo está debaixo da lei de Deus, por isso leva muitas vezes o nome de ‘filosofia da idéia da lei’ (Wijsbegeerte der Wetsidee). Esta lei de Deus governa toda a criação, por isso ela é cosmo-nômica (kosmos-nomos).
b) Aspectos da realidade. A realidade parece muito confusa, mas há unidade na maior complexidade. Todas as ‘coisas’ são compostas de vários componentes, ou melhor, podemos distinguir vários ‘aspectos’ em todas as ‘coisas’. Podemos distinguir pelo menos 15 aspectos básicos (ou talvez 14, se as áreas 3 e 4 formem somente um aspecto da realidade, o ‘físico’). O primeiro aspecto é o aritmético, porque o número é o mais básico em todas as ‘coisas’. O último aspecto é o ‘pístico’, pois a fé é a função mais sublime no homem, coroa da criação divina. Entre estes dois extremos se encaixam as outras áreas da realidade, como os objetos inanimados, as plantas, os animais e finalmente o homem em toda a sua complexidade, como pensar, falar, amar, etc.
c) Esquema da filosofia cosmonômica.
Deus é o criador e, por isso, o legislador sobre sua criação, o cosmos (Gn 1:1; Ec 5:2).
15. pístico (fé)
14. ético (ou moral)
13. jurídico
12. estético
11. econômico
10. social
9. linguístico
8. político (ou histórico: poder)
7. lógico (ou analítico) HOMEM
6. psíquico (ou sensitivo) ANIMAL
5. biótico (ou vegetativo) PLANTA
4. físico-químico
3. cinético (ou cinemático: movimento) OBJETO
2. espacial LINHA
1. aritmético NÚMERO
c) Leis naturais e morais. Todos estes aspectos (1-15) estão sob leis dados pelo Criador-Legislador (rex lex). Os aspectos inferiores (1 até 6) estão sob leis naturais, os superiores (7 até 15) sob leis normativas ou morais, pedindo obediência voluntária (lex rex).
d) Reducionismo. Qualquer redução da realidade a um dos seus aspectos leva à tirania do reducionismo. Assim, na última conseqüência, a tese de Feuerbach (o homem é o que ele come!), leva à tirania do ‘biotite’. O reducionismo de Freud leva à tirania do ‘psicologite’. Descartes leva a outro tipo de reducionismo, chamado ‘logitite’
e) Unidade na Complexidade. Toda a realidade cósmica (número, linha, objeto, planta, animal, homem, palavra, valores, costumes, fé, etc.) se encaixa basicamente no seu próprio ‘aspecto-base’ (como a planta no aspecto vegetativo, dinheiro no econômico, etc.). Mas, além disto, toda a realidade está interligada. Cada aspecto (menos o pístico) tem uma ‘antecipação’ nos aspectos superiores a ele, e cada aspecto (menos o aritmético) possui uma ‘retrocipação’ nos aspectos inferiores a ele. A ‘antecipação’ é como uma seta que aponta para cima, a ‘retrocipação’ é como uma seta apontando para baixo. Em outras palavras, cada aspecto tem uma função teleológica (telos, alvo) e uma função temeleológica (themelios, fundamento). De fato, sem cair no reducionismo, toda a realidade está inseparavelmente interrelacionada, e há unidade na complexidade.
f) Tsunamis. Não convém diminuir a contribuição, o impacto e os achados valiosos de vários destes pensadores, teóricos e práticos. Entretanto, temos de reconhecer que, em geral, seus sistemas sofrem de um certo reducionismo. Assim, eles se tornaram um tipo de profetas das suas disciplinas que, às vezes, se tornaram em ideologias. Podíamos dizer que, Hegel sofria de um certo historite; Darwin de biologite, Marx de economite, Comte de sociologite, Freud de psicologite e Nietzsche de dinamite (poder). Em si era compreensível, mas conseqüentemente, diminuíram o valor das outras disciplinas, fazendo-as subordinadas à sua ideologia, ou pior, achando essas sem grande valor, desprezando-as e, sim, desprezando a revelação de Deus. Isto era o pior para as pessoas que moravam na época daquele tsunami de ateísmo, pois muitos foram arrastadas pela torrente, perdendo-se nas ondas das ciências que excluíam Deus (materialismo, cientismo).
Ai daqueles que são sugados para dentro daquele redemoinho, seguindo esses ensinos, marchando atrás das suas bandeiras, bradando seus slogans e executando seus planos. Não é de estranhar que o Senhor Jesus orou: ‘Pai, perdoe-os porque não sabem o que fazem’. Somente há poucos que sabem virando o volante conscientemente na direção do ateismo, e esses poucos devem ser inspirados parcialmente pelo próprio maligno.
Mas é uma grande bênção ver tudo sob a lei do Senhor, e uma bênção maior viver conscientemente debaixo desta lei da liberdade (Tg 2.12).
Ref.: L. Kalsbeek, Contours of a Christian Philosophy (Amsterdam: Buyten & Schipperheyn, 1975) and J.M. Spier, An Introduction to Christian Philosophy (Philadelphia: Presbyterian & Reformed, 1954).
Ref.: L. Kalsbeek, Contours of a Christian Philosophy (Amsterdam: Buyten & Schipperheyn, 1975) and J.M. Spier, An Introduction to Christian Philosophy (Philadelphia: Presbyterian & Reformed, 1954).
Flowers of Narnia - July 17 / 2022
“Look at the lilies and how they grow. They don’t work or make their clothing, yet Solomon in all his glory was not dressed as beautifully ...
-
“Look at the lilies and how they grow. They don’t work or make their clothing, yet Solomon in all his glory was not dressed as beautifully ...
-
The discussions revolved around the pressures of the ordinary and how distractions interfere with o ur relationship to eternal matters.